23-10-2023
O que é Programação Orientada a Objetos - POO?
Programação Orientada a Objetos (em inglês Object Oriented Programming) é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados na forma de campos, também conhecidos como atributos, e códigos, na forma de procedimentos, também conhecidos como métodos. A POO é feita através da interação entre classes, podendo ter vários objetos e métodos, que por sua vez podem conter diversos atributos. Os programas são projetados por meio da composição de objetos que interagem com outros.
A Programação Orientada a Objetos pode ser feita em muitas linguagens de programação, seja ela Python, Java, C#, C++, Php, Dart, etc., e surgiu com o objetivo de reaproveitar o código e de aproximar o mundo virtual ao mundo real, daí vir o nome objeto.
As duas bases da POO são os conceitos de classe e objeto. Destes dois conceitos, derivam outros extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são a solução de alguns problemas da programação estruturada. Os conceitos em questão são a abstração, o encapsulamento, a herança e o polimorfismo:
Design Patterns - GOF: Gang of Four
Em POO alguns problemas aparecem com tanta frequência que as soluções tornaram-se padrões de design de sistemas e modelagem de código orientado a objeto. Estes padrões (design patterns) são formas padronizadas de resolver problemas comuns em linguagens orientadas a objetos. Sobre este tema ver em baixo os artigos publicados relacionados com GOF: Gang of Four (principal referência sobre o assunto).
Artigos relacionados:
👉 Instagram @niuGIS
2022-06-21
RELACIONADAS