Home > Artigos > O que é Programação Estruturada?

09-06-2022

O que é Programação Estruturada?

O que é - Programação - Estruturada


Como na maioria das atividades desenvolvidas, também na programação existem múltiplas formas diferentes de programar. Estas diferentes formas de programar são chamadas de paradigmas de programação. Entre elas, estão a programação orientada a objetos (POO) e a programação estruturada.


A programação estruturada é um paradigma de programação que tem como objetivo melhorar a clareza, qualidade e diminuir o tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando para este fim de sub-rotinas e três estruturas básicas: sequência, seleção e iteração.

 

Na programação estruturada, um programa é composto por três tipos básicos de estruturas:

  • sequências: são os comandos a serem executados;
  • seleção / condições: sequências que só devem ser executadas se for satisfeita uma condição (exemplos: if-else, switch e comandos parecidos);
  • iteração / repetições: sequências que devem ser executadas repetidamente até que uma condição seja satisfeita (for, while, do-while, etc).

 

O uso da instrução de transferência incondicional (GOTO) é considerado desnecessário e contraprodutivo, porque pode gerar código spaghetti, muito mais difícil de acompanhar e de manter, e fonte de numerosos erros de programação.

 

O que é - Programação - Estruturada

 

A principal diferença entre programação estruturada e POO é que na programação estruturada o acesso às variáveis não possui muitas restrições e o programa é tipicamente escrito numa única rotina (ou função) podendo, é claro, ser quebrado em subrotinas. Mas o fluxo do programa continua o mesmo, como se pudéssemos copiar e colar o código das subrotinas diretamente nas rotinas que as chamam, de tal forma que, no final, só existe uma grande rotina que executa todo o programa.

 

A programação orientada a objetos surgiu como uma alternativa a essas características da programação estruturada. O intuito da sua criação também foi o de aproximar a estruturas de um programa ao manuseamento das coisas do mundo real, daí o nome "objeto" como algo genérico, que pode representar qualquer coisa tangível.

 

Este novo paradigma se baseia principalmente em dois conceitos chave: classes e objetos. Todos os outros conceitos, igualmente importantes, são construídos em cima destes dois.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


22-12-2022