09-06-2022
O que é Programação Estruturada?
Como na maioria das atividades desenvolvidas, também na programação existem múltiplas formas diferentes de programar. Estas diferentes formas de programar são chamadas de paradigmas de programação. Entre elas, estão a programação orientada a objetos (POO) e a programação estruturada.
A programação estruturada é um paradigma de programação que tem como objetivo melhorar a clareza, qualidade e diminuir o tempo de desenvolvimento de um programa de computador, utilizando para este fim de sub-rotinas e três estruturas básicas: sequência, seleção e iteração.
Na programação estruturada, um programa é composto por três tipos básicos de estruturas:
O uso da instrução de transferência incondicional (GOTO) é considerado desnecessário e contraprodutivo, porque pode gerar código spaghetti, muito mais difícil de acompanhar e de manter, e fonte de numerosos erros de programação.
A principal diferença entre programação estruturada e POO é que na programação estruturada o acesso às variáveis não possui muitas restrições e o programa é tipicamente escrito numa única rotina (ou função) podendo, é claro, ser quebrado em subrotinas. Mas o fluxo do programa continua o mesmo, como se pudéssemos copiar e colar o código das subrotinas diretamente nas rotinas que as chamam, de tal forma que, no final, só existe uma grande rotina que executa todo o programa.
A programação orientada a objetos surgiu como uma alternativa a essas características da programação estruturada. O intuito da sua criação também foi o de aproximar a estruturas de um programa ao manuseamento das coisas do mundo real, daí o nome "objeto" como algo genérico, que pode representar qualquer coisa tangível.
Este novo paradigma se baseia principalmente em dois conceitos chave: classes e objetos. Todos os outros conceitos, igualmente importantes, são construídos em cima destes dois.
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