03-05-2022
O que é a Internet das Coisas - IOT?
A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) é um sistema de dispositivos de computação interrelacionados, que têm a capacidade de transferir dados para uma rede sem a necessidade de humanos para interação. Um objeto na internet das coisas pode ser uma pessoa com um implante monitor cardíaco, um automóvel que possui sensores para alertar o condutor quando a pressão dos pneus estiver baixa, ou um qualquer outro produto natural ou artificial que pode ter associado um endereço IP, e com isso permitir a transferência de dados pela Internet.
Cada vez mais organizações de diversos setores utilizam IoT para operar com mais eficiência e entender melhor os clientes oferecendo assim um serviço otimizado que ajuda a melhorar a tomada de decisões e a aumentar o valor dos negócios.
Como funciona a Internet das Coisas (IOT)?
Um ecossistema de IoT consiste em dispositivos inteligentes habilitados para a web que usam sistemas incorporados como processadores, sensores e hardware de comunicação para recolher, enviar e agir sobre os dados que adquirem dos seus ambientes.
Os dipositivos IoT recolhem dados e enviam-nos para a nuvem para serem analisados. Dependendo dos requisitos de segurança e da aplicação podem ser acedidos localmente. Os dispositivos fazem a maior parte do trabalho sem qualquer intervenção humana e, por vezes, comunicam com outros relacionados e agem com base nas informações que trocam entre si. A intervenção do homem só é necessária para configurá-los, fornecer instruções ou para analisar os dados para uma tomada de decisão.
A IoT também pode usar a Inteligência Artificial e o Machine Learning para ajudar a tornar os processos de recolha de dados mais fáceis e dinâmicos.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS