Dando continuidade ao artigo de ontem, vejamos a terceira e última componente da solução, bem como qual a utilidade / interesse da funcionalidade Planeamento de Roturas.
3. Vertente Business Intelligence (Metrics)
- Componente do niuGIS que faz a análise estatística da evolução dos vários indicadores parametrizados de consumo de água.
- Permite a criação de dashboards de interpretação e análise estatística através de múltiplos tipos de mapas, cartogramas ou gráficos, os quais facilitam a avaliação e explicação de padrões e tendências associadas ao consumo da água dentro do município.
- Dispõe de funcionalidades de drill-down e rol-up que permitem uma análise interativa, através da qual se progride na pesquisa de informação não estruturada, analisando as diversas divisões geográficas do município.
- É possível produzir gráficos comparativos de indicadores de zonas geográficas distintas, bem como fazer uma visualização e navegação da evolução temporal do indicador analisado.
- Permite o desenvolvimento profissional de relatórios interativos para serem visualizados em ambientes online, tablet, smartphone ou desktop e tem a capacidade de entregar a informação certa, às pessoas certas, no momento certo.
- Os dados ao serem recolhidos e armazenados de forma sistematizada permitem não só uma estruturação, construção e apresentação cartográfica inteligível de informação, mas também uma sintonia de leitura facilmente compreendida por todos os intervenientes no processo, e assim, ser um instrumento capaz de servir de suporte aos órgãos municipais responsáveis pela tomada de decisões relacionadas com a temática da água.
Destaque para a Funcionalidade Planeamento de Roturas
- Ao termos a cartografia da Rede de Abastecimento completa e garantidas as ligações topológicas existentes, é possível utilizar a funcionalidade de Planeamento de Roturas que permite planear (ou simular) uma rotura num qualquer ponto da rede.
- A simulação de uma rotura permite a visualização clara do impacto que a mesma terá na população.
- De forma automática, o sistema faz um imediato inventário de todos os equipamentos afetados pela rotura, incluindo os pontos de entrega de água (contadores).
- No caso da simulação ser uma real rotura planeada, é possível por antecipação e de forma automática enviar uma notificação para os smartphones dos clientes afetados a avisar acerca da data e hora prevista para a intervenção / rotura.
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