25-03-2022
Erros a evitar em ReactJS ou React Native - 2 de 2
Dando continuidade ao artigo de ontem, vejamos mais alguns dos erros a evitar quando se está a desenvolver aplicações em ReactJS ou React Native
Não usar type checking
O Type Checking permite ao nosso IDE e a todo o ecossistema à volta do projeto, entender cada variável, que tipo de parâmetros uma função recebe e o que espera retornar. Como exemplo dessas ferramentas temos:
As duas primeiras usadas na altura do desenvolvimento, a última usada apenas em runtime.
Não dividir ou dividir demais um componente
A maior dor de cabeça para quem está a começar no React é quando separar uma parte do código em um componente diferente. O que devemos pensar é se parte de um código possui algum funcionamento isolado do restante e de outros componentes e se não interfere em funcionalidades do componente onde está inserido. Se for esse o caso, então esse código deve dar origem a um novo componente. Devemos tentar perceber a lógica daquele componente estar separado. Será que vai dar jeito reutiliza-lo em mais algum lado? Será que ele por si só tem características que justifiquem estar isoladas do resto do código?
Não utilizar Stateless, Stateful e Pure components corretamente
Muitos componentes que criamos em React não precisam de ser classes que estendem o Component, isto é, componentes que não possuem estados e métodos de ciclo de vida devem ser exclusivamente Stateless Components e componentes que não possuem estados ou propriedades altamente complexas ou com muitos níveis devem estender da classe PureComponent aumentando assim a sua performance.
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS