23-03-2022
O que significa o termo Geolocalização?
Tal como referido num nosso artigo anterior, desde que a civilização existe, a vertente tecnológica e militar andam de mão dada e o termo Geolocalização é mais um caso que corrobora a afirmação.
O termo geolocalização surgiu com o objetivo de auxiliar as forças militares em tempos de guerra e teve a sua primeira aplicação em ambiente militar. Mas, como é natural, com o passar do tempo e com o progresso da civilização, a tecnologia evoluiu para muitas áreas comerciais e, inclusive, pessoais.
O conceito de geolocalização demorou mais de 40 anos para se tornar parte da nossa rotina e as suas principais formas são as seguintes:
Hoje em dia, a geolocalização como tecnologia já está relacionada com múltiplos setores de atividade económica e as empresas estão a utiliza-la não só como uma ferramenta de auxílio à segmentação do público (geomarketing), mas também como um instrumento de apoio à gestão global dos seus negócios. O uso desta tecnologia tem várias vantagens para as pessoas e empresas, as mais comuns são: informações online - sempre atualizadas, logística e a monitorização eficiente do transporte de mercadorias, planeamento de rotas, etc. Um dos sistemas mais eficientes de geolocalização é realizado através de satélites que determinam a latitude e longitude de um ponto e, em alguns casos, inclusivamente a altitude.
Para a população em geral, também são múltiplas as aplicações práticas já disponíveis. Já é possível ver a previsão do tempo na nossa (ou outra) geolocalização, ou até sabermos quantos passos damos por dia, etc. A maior desvantagem percecionada está relacionada com o sentimento de inexistência de privacidade, pois a maioria das aplicações solicitam permissões para aceder a uma série de dados pessoais e nem sempre o consumidor ou colaborador tem interesse em disponibilizar esse tipo de dados.
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