21-02-2022
Especificações OGC relacionadas com os Sistemas de Informação Geográfica - 2 de 2
Especificações GLS, GML, KML e SLD
GLS GEOGRAPHIC LINKAGE SERVICE
Destina-se a oferecer uma forma simples de troca de dados que contenha informação geográfica, mas que não inclua os detalhes geométricos do objeto. Estes tipos de dados são denominados de Framework Dataset.
GML - GEOGRAPHIC MARKUP LANGUAGE
O objetivo da GML é oferecer um conjunto de regras com as quais um utilizador pode definir a sua própria linguagem para descrever os seus dados. Definir o armazenamento e transporte de informações geográficas, incluindo propriedades espaciais e não espaciais das entidades geográficas.
O GML é utilizado também em serviços WFS para trocar objetos espaciais entre clientes e servidores, servindo, portanto como suporte ao serviço WFS.
KML - KEYHOLE MARKUP LANGUAGE
A linguagem XML (eXtensible Markup Language) pode ser estendida ou ampliada. O próprio padrão KML da OGC é uma extensão de um XML utilizado pelo Google para tornar possível a visualização de dados geográficos nos seus famosos programas: Google Earth e Google Maps.
O KML é uma linguagem baseada em XML e serve para expressar anotações geográficas e visualização de conteúdos existentes nessa linguagem sobre a forma de mapas em 2D e navegadores terrestres em 3D. A estrutura do KML assenta em tags à semelhança dos arquivos HTML e XML comuns. Estas tags do KML têm os nomes e atributos utilizados para objetivos de exibição específicas.
SLD - STYLED LAYER DESCRIPTOR
A especificação SLD refere-se a um arquivo XML que representa graficamente entidades geográficas (textos, pontos, objetos lineares ou polígonos). Na linguagem SLD podem ser definidas regras que agrupam objetos em diferentes categorias e para cada grupo um estilo diferente. Por exemplo, a simbologia de um WMS (estabelecer cores e rótulos) a partir de regras a serem definidas.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS