17-02-2022
Especificações OGC relacionadas com os Sistemas de Informação Geográfica - 1 de 2
Especificações WMS, WFS e WCS
WMS - WEB MAP SERVICES - permite apenas leitura
O padrão WMS define um serviço para a produção de mapas que serão apenas uma representação visual dos dados espaciais e não os dados em si. Estas representações serão geradas no formato de imagem, como JPEG, PNG e GIF ou em formato vetorial, como o Scalable Vector Graphics (SVG).
Este padrão específica como o cliente deve requisitar as informações para o servidor e como este deve responder ao cliente. As operações WMS podem ser realizadas a partir de um browser comum que fará a submissão das requisições através de um URL.
Importa destacar que o conteúdo do URL depende da operação solicitada, ou seja, através do URL, indica-se qual a informação que deve ser exibida (região geográfica e dado de interesse), bem como o sistema de referência espacial, além das características da imagem de saída (altura e largura).
WFS - WEB FEATURE SERVICE - permite leitura e alteração
A especificação de serviço WFS define um serviço para que clientes possam recuperar objetos espaciais em formato GML. O WFS pode ser implementado pelo servidor em duas formas:
O WFS apresenta maior interatividade que o WMS, porque para além de permitir a visualização dos objetos espaciais geográficas, também permite a sua manipulação.
WCS - WEB COVERAGE SERVICE - permite leitura e alteração
A especificação de serviço WCS define o acesso aos dados que representam fenómenos com variação contínua no espaço. Este serviço é especificado para tratamento de dados modelados como geocampos.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS