13-01-2022
Principais aplicações de drones com sensores térmicos
Dando continuidade aos artigos publicados relacionados com este tópico (energia - sensores térmicos), por omissão, os drones só incorporam câmeras capazes de captar o espectro visível e isso é suficiente para a maioria de utilizadores e para um grande número de aplicações técnicas, como são os casos de mapeamentos / levantamentos topográficos, criação de Ortomosaicos e Modelos 3D da Realidade.
No entanto, atendendo ao contínuo avanço tecnológico e com o incremento de disponibilização múltiplas tipologias de câmeras térmicas e multiespectrais, muitas e novas aplicações de VANTs têm-se tornado cada vez mais banais e populares no mercado de drones.
As câmeras térmicas são capazes de capturar comprimentos de onda que se manifestam no Espectro do Infravermelho e transformá-los para uma escala de cores adaptada ao Espectro do Visível (RGB), gerando assim imagens e vídeos com renderização adequada à visão humana.
Temperaturas baixas são normalmente representadas pela cor azul ou preta e temperaturas altas pelas cores vermelha, laranja e amarela. Esta escala de cores habitualmente utilizada pode não só variar de acordo com diferentes modelos de câmeras termais, mas também ser ajustada pelo utilizador consoante as suas preferências e necessidades.
Na imagem apresentada no post é um exemplo de como as câmeras térmicas renderizam a radiação infravermelha, invisível aos olhos humanos, transformando-a numa escala de cores que facilita a identificação da temperatura de alvos e objetos na superfície terrestre (neste caso, para avaliar o estado de saúde dos painéis existentes num parque solar fotovoltaico).
Nas últimas décadas as empresas fabricantes de drones têm trabalhado afincadamente no aperfeiçoamento de sensores térmicos capazes de dar resposta aos seguintes setores industriais do mercado (ver o nosso primeiro artigo sobre o tema):
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS