12-01-2022
Principais categorias do espectro eletromagnético
Hoje vamos rever as principais categorias do espectro eletromagnético e amanhã conhecer as principais aplicações para utilizadores de drones e profissionais de teledeteção remota.
Ondas de Rádio
Comprimentos de onda maiores que 1 mm e frequências menores que 3 GHz. Por exemplo: meio utilizado pelo controlo remoto para comunicar com o drone, também utilizado como meio de comunicação pelos sistemas de GPS e GNSS.
Microondas
Comprimentos de onda de 1 mm a 1 um, as microondas são também utilizadas para comunicação em drones que fazem uso de sistemas de wi-fi para transmissão de fotos e vídeos em tempo real.
Infravermelho
Comprimentos de onda de 10 um a 700 nm. Manifesta-se um pouco abaixo do visível e está relacionado com a radiação térmica e com o calor emitido pela matéria. As camaras térmicas (sensores de calor) são capazes de capturar ondas no espectro do infravermelho.
Espectro Visível
Comprimentos de onda variando entre 700 nm e 400 nm. Os modelos de drones mais populares do mercado possuem sensores capazes de capturar imagens e vídeos de alta resolução apenas no espectro do visível.
Ultravioleta
Comprimentos de onda que variam entre 400 nm e 1 nm. Alguns modelos de drones possuem filtros que adicionam uma camada física de proteção às lentes da câmera contra a radiação ultravioleta, melhorando sensivelmente a qualidade de imagens e vídeos realizados em ambientes de alta altitude ou próximos ao mar.
Raios X e Raios Gama
Comprimentos de onda menores que 1 nm. Largamente utilizados por satélites para estudos astronómicos (sem aplicação para utilizadores de drone). Os raios X e Gama provocam malefícios para a saúde e dai a necessidade de limitarmos o seu uso.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS