Tal como referido ontem, vejamos uma sistematização dos perigos / eventos que potencialmente poderão afetar as comunidades intermunicipais e os seus municípios:
Riscos Naturais:
- Condições meteorológicas adversas: nevoeiros, nevões, ondas de calor, ondas de frio, secas e tempestades.
- Hidrografia: cheias de inundações urbanas, cheias de inundações rápidas, cheias e inundações progressivas, inundações e galgamentos costeiros, inundação por Tsunami.
- Geodinâmica Interna: sismos.
- Geodinâmica externa: movimentos de massa em vertentes, erosão costeira (destruição de praias e sistemas dunares, erosão costeira (recuo e instabilidade de arribas), colapso de cavidades subterrâneas naturais.
Riscos Tecnológicos:
- Transportes: acidentes rodoviários e aéreos, acidentes no transporte terrestre de mercadorias perigosas, acidentes no transporte terrestre marítimo de produtos perigosos.
- Vias de comunicação e infraestruturas: colapso de túneis, pontes e outras infraestruturas, cheias e inundações por rutura de barragens, colapso de galerias e cavidades de minas.
- Atividade industrial e comercial: acidentes em áreas e parques industriais, acidentes que envolvam substâncias perigosas, degradação e contaminação dos solos com substâncias NBQ, acidentes em instalações de combustível, óleos e lubrificantes, acidentes em estabelecimentos de armazenagem de produtos explosivos, incêndios e colapso em centros históricos e em edifícios em elevada concentração populacional, incêndios em tuneis, poluição marítima falta generalizada de energia.
Riscos Mistos:
- Relacionados com a atmosfera: incêndios florestais.
- Relacionados com a água: degradação e contaminação de aquíferos, degradação e contaminação de águas superficiais.
- Outras: Epidemias.
Artigos Relacionados: