02-12-2021
Sistemas de Observação da Terra - Earth Observation Systems
Os Sistemas de Observação da Terra (Earth Observation Systems) consistem em instrumentos e modelos projetados para medir, monitorizar e prever os aspetos físicos, químicos e biológicos do sistema terrestre.
Alguns exemplos: as boias que flutuam nos oceanos monitorizam a temperatura e a salinidade; estações meteorológicas e balões registram tendências da qualidade do ar e da água da chuva; os sistemas de sonar e radar estimam as populações de peixes e pássaros; as estações sísmicas e do Sistema de Posicionamento Global (GPS) registram os movimentos na crosta e no interior terrestre; satélites ambientais de alta tecnologia varrem do espaço o planeta; poderosos modelos computadorizados geram simulações e previsões; e os sistemas de alerta precoce emitem avisos para as populações vulneráveis.
Estes vários sistemas têm até aqui operado de forma isolada uns dos outros, mas parece que esta tendência está a mudar.
Nos últimos anos tornaram-se operacionais novas e sofisticadas tecnologias de recolha de grandes quantidades de dados de observação da Terra em tempo quase real e de alta resolução. Ao mesmo tempo, modelos de previsão aprimorados e ferramentas de suporte à decisão estão cada vez mais a permitir que os decisores e outros utilizadores de observações da Terra explorem totalmente esse fluxo cada vez maior de informação.
Com os investimentos em observações da Terra a atingirem agora a massa crítica, tornou-se possível conectar diversos sistemas de observação para construir um quadro completo da condição da Terra.
Como os custos e a logística da expansão das observações da Terra são assustadores para qualquer nação, conectar sistemas por meio da cooperação internacional tornou-se natural com a consequente economia de custos.
Artigos Relacionados:
Artigos Relacionados com a Observação da Terra:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS