12-11-2021
Os SIG e a emergência da abordagem geográfica no combate às Alterações Climáticas
A conferência do clima (COP26) está marcada para terminar esta sexta-feira, mas a falta de consenso sobre o texto final deverá prolonga-la pelo fim-de-semana. Durante duas semanas, mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos estiveram em Glasgow para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.
Para todos os presentes é inquestionável a importância do tema e a necessidade premente de tomar medidas de mitigação imediatas para impedir o aumento da temperatura do planeta, que leva a alterações climáticas.
A questão das alterações climáticas é um dos principais desafios ambientais e sociais da atualidade, por muitos considerado o tema que irá moldar o século XXI, pois as mudanças no clima são agora encaradas como forças transformadoras do futuro.
Neste enquadramento, é também unanime a opinião que os SIG são nesta matéria ferramentas essenciais e a sua utilização imprescindível na resolução do problema.
O advento das alterações climáticas induziu-nos à emergência da abordagem geográfica, uma forma de pensamento orientada para a resolução de problemas que integra a informação geográfica na forma como entendemos e gerimos o nosso planeta.
Com os SIG e a abordagem geográfica, é possível adotar uma posição proativa, sendo este um ponto crucial no que diz respeito ao problema das alterações climáticas.
Embora os profissionais de SIG possam utilizar esta metodologia de uma forma intuitiva, o processo de investigação geográfica poderá ser descrito e sistematizado em cinco etapas:
- Ask - Questionar: questionar numa perspetiva geográfica; qual o problema a analisar/solucionar e qual a sua localização?;
- Acquire - Obter: reunir os dados necessários e, eventualmente, criar novos dados, adequados, para responder à(s) questão(ões) colocada(s);
- Examine - Verificar: verificar os dados (inspeção visual, esquema, topologia e metadados);
- Analyze - Analisar: testar vários métodos de análise; utilizar diferentes parâmetros e algoritmos, procedendo a uma análise crítica dos resultados;
- Act - Decidir/Agir: desenvolver a mensagem a transmitir com definição do público-alvo; criar o suporte para a comunicação.
Como nota final, haverá que dizer que um SIG deve ser capaz de responder a 5 questões elementares:
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS