08-10-2021
Partilha de dados abertos de observação da terra - La Palma
Atendendo à gradual importância do tema alterações climáticas junto da opinião pública, a Observação da Terra representa um recurso crescente e valioso para muitas aplicações científicas, de investigação e práticas realizadas por utilizadores de todo o mundo.
O acesso aos dados de Observação da Terra para algumas aplicações ou atividades, como investigações relacionadas com as alterações climáticas ou atividades de proteção civil e de resposta a emergências, torna-se indispensável para garantir o seu sucesso.
As notícias diariamente publicadas nos meios de comunicação relacionadas com as alterações climáticas e respetivas consequências mostram a inquestionável importância e a necessidade de sensibilizar e de disponibilizar ao público em geral, de forma aberta e livre, a maior quantidade possível de dados de Observação da Terra.
Como é óbvio sabemos que haverá sempre dados de Observação da Terra ou produtos derivados deles que estão sujeitos à proteção da lei de propriedade intelectual e que estão licenciados sob condições específicas relacionadas com o acesso e uso, mas a partilha deste tipo de dados com os utilizadores de todo o mundo deverá ter as mínimas restrições possíveis e permitir a troca total e aberta de dados.
A sua disponibilização deverá ser coordenada, abrangente e sustentada que facilite a tomada de decisões informadas em várias áreas benéficas para as sociedades, seu funcionamento e desenvolvimento.
Um bom exemplo da importância de troca total e aberta de dados de Observação da Terra é o que se está a verificar com a entrada em erupção do Vulcão Cumbre Vieja (La Palma Canárias - Espanha). A informação e as imagens disponibilizadas pelo Programa Copernicus (Satélites Sentinel) deram e continuam a dar um contributo decisivo às autoridades locais na análise e antecipação de medidas de mitigação do risco.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS