07-10-2021
Dados de observação da terra e o estudo científico aberto
A Observação da Terra (EO - Earth Observation) consiste na recolha de informações sobre os sistemas físicos, químicos e biológicos do Planeta Terra através de tecnologias suportadas em sensores remotos, geralmente envolvendo satélites que transportam dispositivos de imagem. A Observação da Terra é utilizada para monitorizar e avaliar o estado e as mudanças no ambiente natural e artificial.
O mundo está cada vez mais digital e a COVID-19 acentuou essa tendência! O movimento de Estudo Científico Aberto neste último ano e meio ganhou imensos adeptos e são múltiplos os casos de sucesso. Estamos a assistir a uma mudança de paradigma que motivado pelo COVID-19 acelerou e se tornou uma realidade.
O conceito de Estudo Cientifico Aberto assenta num trabalho colaborativo suportado no digital e nas novas tecnologias que possibilita a partilha aberta de dados, informações e conhecimento dentro da comunidade científica e do público em geral para acelerar a investigação e o entendimento sobre múltiplos temas. Atendendo à atual facilidade de recolha, armazenamento, tratamento e análise estruturada de dados, a ciência está-se a tornar cada vez mais orientada por dados.
O mesmo se passa na vertente de Observação da Terra. Os satélites e os SIG desempenham um papel crítico e preponderante na habilitação e aceleração no Estudo Cientifico Aberto sobre a temática Observação da Terra. São a estrutura de suporte que permite a implementação de processos de pesquisa eficientes que aceleram a disseminação de conhecimento.
As missões Sentinel 1 (Visão Radar) e Sentinel 2 (Visão Cor / Ótica) da Agência Espacial Europeia disponibilizam de forma gratuita grandes quantidades de dados abertos provenientes destes satélites. Estas fontes de dados são essenciais para colaborarmos / partilharmos a entrega de melhores serviços e, em última análise, melhores resultados ambientais.
Artigos Relacionados com a Observação da Terra:
Artigos Relacionados com Big Data e Dados Abertos:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS