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28-09-2021

Padrões de Desenho - The Gang of Four - GoF

Padrões de Desenho - Design Patterns - The Gang of Four (GoF)


O conceito Padrões de Desenho foi aplicado à programação em 1994 num livro de quatro autores que ficaram conhecidos como “The Gang of Four” (GoF).


Existem problemas comuns no desenvolvimento de software e para esses conjuntos de problemas foram já pensadas um conjunto de soluções típicas que são os chamados Padrões de Desenho. Cada padrão é uma solução genérica que pode ser personalizada para resolver um problema especifico.



Os padrões de desenho são um conjunto de soluções experimentadas e testadas para problemas comuns de design de software recorrendo a princípios de programação orientada a objetos, logo é vantajoso para quem desenvolve software conhecer estes padrões.



Permitem ainda uma comunicação mais eficiente entre os elementos de uma equipa de desenvolvimento, por exemplo, poder-se dizer: “Implementa uma “Facade” que resolves esse problema” e todos perceberem o que foi sugerido.



Estes padrões geralmente dividem-se em três grupos que são os Padrões de Criação, Padrões de Estrutura e Padrões de Comportamento que são categorizações quanto ao propósito.



No entanto é necessário ter algum cuidado ao aplicar padrões de desenho de forma a não fazer implementações desnecessárias que podem tornar a solução mais complexa. Há linguagens modernas que já têm ferramentas para solucionar alguns problemas sem ter de implementar um padrão de desenho.


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