28-09-2021
Padrões de Desenho - The Gang of Four - GoF
O conceito Padrões de Desenho foi aplicado à programação em 1994 num livro de quatro autores que ficaram conhecidos como The Gang of Four (GoF).
Existem problemas comuns no desenvolvimento de software e para esses conjuntos de problemas foram já pensadas um conjunto de soluções típicas que são os chamados Padrões de Desenho. Cada padrão é uma solução genérica que pode ser personalizada para resolver um problema especifico.
Os padrões de desenho são um conjunto de soluções experimentadas e testadas para problemas comuns de design de software recorrendo a princípios de programação orientada a objetos, logo é vantajoso para quem desenvolve software conhecer estes padrões.
Permitem ainda uma comunicação mais eficiente entre os elementos de uma equipa de desenvolvimento, por exemplo, poder-se dizer: Implementa uma Facade que resolves esse problema e todos perceberem o que foi sugerido.
Estes padrões geralmente dividem-se em três grupos que são os Padrões de Criação, Padrões de Estrutura e Padrões de Comportamento que são categorizações quanto ao propósito.
No entanto é necessário ter algum cuidado ao aplicar padrões de desenho de forma a não fazer implementações desnecessárias que podem tornar a solução mais complexa. Há linguagens modernas que já têm ferramentas para solucionar alguns problemas sem ter de implementar um padrão de desenho.
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