23-09-2021
Atividade Vulcânica em La Palma, Satélites Sentinel, Projeção do Dióxido de Enxofre na atmosfera
A erupção vulcânica em La Palma, nas Canárias, está a emitir uma elevada quantidade de dióxido de enxofre para a atmosfera, que deverá atingir sexta-feira a totalidade de Marrocos, bem como Tunísia e costa mediterrânica de Espanha (boa parte do território), França, Itália, Argélia e Líbia, alertou fonte oficial suportado no sistema europeu de satélites Copernicus.
O dióxido de enxofre (SO2) é um gás não inflamável, denso, incolor, bastante solúvel na água e considerado tóxico e prejudicial tanto para a saúde humana como para o meio ambiente.
Na imagem é visível a previsão para amanhã de manhã da presença de dióxido de enxofre na atmosfera, dia em que serão registados os níveis mais altos na costa atlântica marroquina e na mediterrânea espanhola, bem como no sul da Sardenha, no norte da Sicília e na costa tunisina.
Para acompanhar a erupção vulcânica em La Palma a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla inglesa) através dos seus satélites (Programa Copernicus) e a Comissão Europeia (CE) já estão em contacto com as autoridades espanholas para oferecer apoio adicional. O programa espacial Copernicus é uma iniciativa conjunta da UE e da ESA, estando, neste caso, a ser utilizados os serviços de vigilância do território e da atmosfera.
Os principais dados usados para analisar a evolução no vulcão de La Palma são os fornecidos pelos satélites Sentinel-1, Sentinel-2 e Sentinel-5P, especialmente concebidos para a observação da Terra e para melhorar a prevenção, a monitorização e a proteção da população e dos recursos em casos de desastres naturais e de emergências.
As informações prestadas pelos satélites são fundamentais para a implementação das ações dos serviços de proteção civil espanhóis.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS