As imagens de satélite provaram ser uma importante ferramenta na exploração geológica e mineira, minimizando os custos na fase exploratória. As imagens de satélite foram aplicadas com muito sucesso em geologia estrutural, os mosaicos destes permitem a deteção de grandes características lineares, a banda de infravermelhos é a mais utilizada para esta tarefa porque fornece mais informação devido à resposta espectral de certas litologias nesta gama do comprimento de onda.
Graças à combinação de bandas podemos destacar variações na cor, textura, tonalidade e diferenciar os diferentes tipos de cobertura que existem na superfície.
Utilizando o satélite Landsat 5 , vejamos quais as combinações de bandas mais utilizadas:
- Bandas 3, 2, 1 (RGB): É uma imagem de cor natural. Reflete a área observada pelo olho humano numa fotografia aérea colorida.
- Bandas 4, 3, 2 (RGB): Tem boa sensibilidade à vegetação verde, que aparece vermelha, as florestas coníferas parecem mais escuras, os glaciares parecem brancos e a água parece escura devido às suas características de absorção.
- Bandas 7, 4, 1 (RGB): Esta combinação de bandas é amplamente utilizada em geologia. Usa as três bandas menos correlacionadas uma com a outra. A banda 7, a vermelho, cobre o segmento do espectro eletromagnético em que os minerais de argila absorvem a energia em vez de a refletir; banda 4, em verde, cobre o segmento de reflexão da vegetação; e a banda 1, em azul, cobre o segmento em que os minerais com óxidos de ferro absorvem energia.
- Bandas 7, 4, 2 (RGB): Permite discriminar os tipos de rochas. Natural com remoção atmosférica, ajuda na interpretação estrutural dos complexos intrusivos associados aos padrões tectónicos do vulcão.
- Bandas 5, 4, 3 (RGB): Nesta combinação a vegetação aparece em diferentes tons de verde.
- Bandas 7, 3, 1 (RGB): Ajuda a diferenciar tipos de rochas, definir anomalias de cor que são geralmente amarelas claras / esverdeadas, a vegetação é verde escuro para preto, os rios são pretos e com alguns azules para colorações celestiais, os glaciares das veias celestiais.
Outras combinações de bandas habitualmente utilizadas:
- Bandas 7, 5, 3 (RGB): Cor falsa (Urbana);
- Bandas 5, 4, 1 (RGB): Agricultura;
- Bandas 7, 5, 4 (RGB): Penetração Atmosférica;
- Bandas 4, 5, 1 (RGB): Vegetação Saudável;
- Bandas 4, 5, 3 (RGB): Terra / Água;
- Bandas 7, 4, 3 (RGB): Infravermelho de ondas curtas.
Artigos relacionados com os Satélites LANDSAT:
👉 Follow @niuGIS