17-10-2023
Eixos de Controlo da Aeronave Roll, Yaw e Pitch
Os conceitos de Roll, Yaw e Pitch, transversais a toda a aviação, são fundamentais em voos de drones (VANTS - Veículos Aéreos Não Tripulados) nomeadamente no processamento das fotografias para levantamento topográfico e mapeamento da superfície de um terreno. Só com os valores destes 3 eixos para cada fotografia é que se torna possível uma correção do posicionamento dos dados obtidos e a criação de um mosaico uniforme para todo o plano de voo.
A atitude fornece informações sobre a orientação de um objeto em relação ao quadro de nível local (plano horizontal) e ao norte verdadeiro. As soluções de atitude GNSS (Sistema de Navegação por Satélite) normalmente assentam em três componentes: roll, pitch e yaw.
A forma mais fácil de entender o conceito de atitude é considerar um plano com três eixos lineares passando por ele:
A medição angular no plano horizontal, em relação ao norte verdadeiro, é chamado de yaw. A medição angular no plano vertical, em relação ao quadro de nível local, é considerado como pitch ou roll.
Qualquer aeronave é capaz de realizar 3 rotações em redor de 3 eixos perpendiculares entre si, cujo ponto de intersecção está situado sobre o centro de gravidade do avião. Estes 3 eixos são: eixo transversal (ou lateral), vertical e longitudinal.
O eixo lateral ou transversal é um eixo imaginário que se estende de ponta a ponta das asas da aeronave. O movimento que realiza ao redor deste eixo denomina-se inclinação (pitch) que são os movimentos de cabrar (levantar o nariz do avião), e tangagem que são os movimentos de picar (baixar o nariz do avião). O piloto no comando é capaz de modificar a orientação em relação a este eixo através do profundor.
O eixo longitudinal é um eixo imaginário que se estende desde o nariz até a cauda da aeronave. O movimento que realiza o avião ao redor deste eixo é denominado rolamento (roll) e as superfícies de comando são os ailerons.
O eixo vertical é um eixo imaginário que, passando pelo centro de gravidade do avião, é perpendicular aos eixos transversal e longitudinal. Este eixo está contido num plano que passa pelo nariz e a cauda do aparelho e que normalmente divide a aeronave em duas partes simétricas. O movimento que realiza o avião ao redor deste eixo denomina-se guinada (yaw). A superfície de comando da guinada é o leme de cauda, ou leme de direção.
Estes conceitos, transversais a toda a aviação, são por isso fundamentais em voos de Drones / VANTS, nomeadamente no processamento das fotografias para levantamento topográfico e mapeamento da superfície de um terreno.
Só com os valores destes 3 eixos para cada fotografia é que se torna possível uma correção do posicionamento dos dados obtidos e a criação de um mosaico uniforme para todo o plano de voo.
Ver vídeo com explicação: aqui!
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
17-09-2021
RELACIONADAS