06-09-2021
Realismo com a Fotogrametria em Mosaicos
A Fotogrametria é uma técnica que permite mostrar com relativo realismo, a dimensão e posição geoespacial de objetos num terreno. Esta informação é obtida através de um conjunto de fotografias aéreas (ou até terrestres) e com a informação da localização, posição e orientação da fonte da fotografia (câmara). Esta informação é processada em software específico e tem como resultado um objeto complexo em 3D e um conjunto de texturas a aplicar nesse objeto.
Para podermos visualizar esta informação em 3D numa aplicação Web ou Mobile usamos novamente uma técnica de streaming on demand, ou seja, descarregar a informação necessária para cada nível de visualização. De forma semelhante a outros tipos de dados (serviços WMS, serviços de dados do terreno), é feita também uma divisão do conjunto de dados originas, em pequenos mosaicos (tiles).
Os mosaicos da fotogrametria são compostos por dois elementos:
- dados dos vértices
- dados das texturas
Os dados dos vértices são guardados em consequentes níveis de detalhe, sendo apenas requisitado aquele que mais se adequa à visualização. Por exemplo, a visualização num ecrã de um quarteirão irá trazer um detalhe baixo dos edifícios, mas se a visualização se concentrar num edifício em específico, o nível de detalhe deste será o máximo. O mesmo procedimento acontece com os dados das texturas. Apenas são transferidas as texturas necessária ao nível da visualização. Este processo permite otimizar bastante o volume de dados transferidos, assim como a velocidade de renderização da cena em 3D no cliente.
Utilizando esta técnica, é possível visualizar grandes áreas com um detalhe sem precedentes. Imagens que são obtidas com os voos dos nossos drones, que depois de processadas, ficam imediatamente disponíveis para visualização na Web de forma fácil e intuitiva.
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