30-08-2021
Os SIG como instrumento de gestão territorial do meio ambiente
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são capazes de simular e analisar dados associados a elementos territoriais como rios, faixas de temperatura, áreas florestais, estradas, distribuição de espaços naturais, cidades, etc.
Esta gestão de elementos faz do SIG o principal instrumento de gestão territorial do meio ambiente, tanto do ponto de vista ambiental como em qualquer outro campo de aplicação. Atualmente, esta gestão cartográfica vem-se estendendo a outras áreas como redes sociais, publicidade ou emergências, o que revela a importância e o potencial destes sistemas em fornecer soluções para um planeamento de excelência.
A gestão cartográfica de diferentes aspetos temáticos pode-nos ajudar a analisar, avaliar e representar praticamente qualquer aspeto territorial desejado. Precisamos apenas de um software cartográfico, como o niuGIS.
As funções mais básicas desempenhadas pelo SIG, no âmbito do ambiente, baseiam-se na sobreposição de mapas temáticos, de forma a identificar áreas onde se sobrepõem aspetos específicos e a possibilidade de definir objetivos para essas áreas.
A composição RGB de imagens aéreas ajuda-nos a perceber elementos específicos do território ou visualizar qualidades específicas, como valores de temperatura ou níveis de clorofila.
A tecnologia LIDAR permite a representação de informações em 3D, realizando análises específicas com base em cálculos de distância e volume de alta precisão.
A titulo de exemplo, a imagem em cima "Áreas Protegidas de Portugal Continental", é um mapa de localização das zonas delimitadas em que qualquer intervenção humana está condicionada e sujeita a regulamentos específicos tendo em vista a sua proteção ambiental ou outra.
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS