25-08-2021
Projeção ESPIRAL DE EULER
Na prática é difícil atribuir-lhe utilidade, mas matematicamente é lindo!
A espiral de Euler é uma curva plana onde a sua curvatura é proporcional ao seu comprimento de arco e inversamente proporcional ao seu raio de curvatura.
Esta espiral pode ser usada para projetar o globo numa espiral plana, descascando o globo em espiral, quanto mais fina for a espiral mais voltas serão necessárias para passar por todo o globo e quanto mais voltas tiver menos distorção terá a sua planificação.
Tendo a espiral uma largura de 1/N quanto maior for o N menor será a distorção da projeção, ou seja com N a tender para infinito a distorção tende para zero, o que é lindo matematicamente e muito interessante para os cartógrafos, pois uma projeção sem distorção se fosse possível agradaria a todos.
No entanto a utilidade desta projeção na cartografia é praticamente nula, por exemplo o caminho de Bragança a Lisboa teria mais de nove horas de distância uma vez que o trajeto definido nos faria dar várias voltas ao mundo.
A procura por uma projeção com distorção zero, ou seja, a procura por uma forma de construir um mapa plano para o qual a distância entre quaisquer dois pontos é sempre igual a um múltiplo fixo da distância entre os pontos correspondentes no globo, durou até ao século XVIII quando o nosso amigo Leonardo Euler demonstrou a impossibilidade desse feito.
Crédito da animação da espiral: MIT.edu
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS