Home > Artigos > Vertente Business Intelligence da Solução Carta Social - 4 de 4

11-08-2021

Vertente Business Intelligence da Solução Carta Social - 4 de 4

Vertente Business Intelligence da Solução Carta Social


“Não se pode gerir o que não se mede!”


O Metrics consiste numa componente do niuGIS que está orientada para uma vertente de “Business Intelligence” - criação de dashboards de interpretação e análise estatística.

Com recurso ao Metrics, como instrumento de leitura e interpretação dos dados, é possível a disponibilização de informação, de previsões mais sofisticadas e a entrega de resultados abrangentes. Permite a elaboração automática de relatórios do trabalho realizado, bem como a visualização cartográfica dos locais onde está a decorrer a recolha de informação.

Os dados a usar (neste caso relacionados com o Setor Social) são recolhidos através da vertente mobile, sendo que a solução permite a criação de conectores e "webservices" para interoperabilidade com outros sistemas.

Importa também destacar que, com base nos dados introduzidos no sistema, é possível editar, combinar, definir e apresentar indicadores sociais, com funções analíticas, através de múltiplos tipos de mapas, cartogramas ou gráficos, os quais facilitam a avaliação e explicação de padrões e tendências associadas à vertente Social.

Estas ferramentas, dotadas das funcionalidades de drill down e roll up, permitem uma análise interativa, através da qual se progride na pesquisa de informação não estruturada, analisando as diversas divisões geográficas e dimensões do setor social com várias perspetivas. É possível produzir gráficos comparativos de indicadores de zonas geográficas distintas, bem como fazer uma visualização e navegação da evolução temporal do indicador analisado.

O Metrics foi concebido para ser de uso fácil, intuitivo e eficiente, e permite o desenvolvimento profissional de relatórios interativos para serem visualizados em ambientes online, tablet, smartphone ou desktop.

Por outras palavras, permite compilar dados (neste caso acerca das Áreas de Intervenção, Destinatários e Respostas Sociais) e tem a capacidade de entregar a informação certa, às pessoas certas, no momento certo, auxiliando assim o processo de tomada de decisão dos temas relacionados com a área social.


Nos links seguintes pode ver mais detalhes sobre a solução, bem como folheto da solução.


Artigos relacionados:

 

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações