13-07-2021
Drone Misto que tem o Melhor de 2 Mundos
O drone adquirido e utilizado pela Novageo Solutions reúne o melhor de 2 mundos:
1) Drone do tipo VTOL (Vertical Take-Off and Landing) que levanta voo e aterra na vertical e que por isso não tem os habituais constrangimentos de espaço;
Ao contrário dos multirotores, a maioria dos modelos de asa fixa necessitam de uma área considerável para levantar voo e aterrar, com pelo menos 60 metros de extensão, livre de obstáculos e longe de multidões.
Normalmente e tal como os aviões, os drones de asa fixa pousam de barriga, o que pode danificar o drone e exige uma elevada manutenção. O drone que adotámos ao levantar e aterrar na vertical reduz os custos de manutenção e avarias e só necessita de uma circunferência desimpedida com um raio de 5 a 10 metros.
2) Drone do tipo Asa Fixa que voa como um avião e, portanto, tem uma maior aerodinâmica / autonomia de bateria, maior capacidade de cobertura e maior velocidade.
O design de um drone influencia em muito a sua autonomia, ou seja, o tempo máximo que a bateria da aeronave dura em voo. Quanto maior for a economia de bateria, mais tempo o drone permanece no ar o que é essencial quando queremos mapear áreas extensas.
Como as asas de um drone de asa fixa são similares às de um avião, o planar / sustentação é maior e, consequentemente, o consumo energético mais baixo.
Como é natural a aerodinâmica também influencia a velocidade máxima que um drone pode atingir. Os drones de asa fixa conseguem cobrir áreas maiores em menos tempo, mas é preciso prestar atenção na qualidade das câmaras que transporta.
A capacidade de cobertura e a performance de um drone estão totalmente relacionados com os pontos referidos anteriormente. Além da alta performance em campo, um drone de asa fixa garante (com uma boa relação custo / beneficio) que empresas de topografia e engenharia entreguem uma melhor resposta a projetos de maiores dimensões.
Por exemplo a aeronave que utilizamos pode com um GSD de 0.7 cm/px, voar a 65 m de altitude, a cerca de 58 km/h por um período de 59 minutos e fazer a cobertura de 110 ha.
Já os multirrotores possuem autonomia reduzida e por essa razão têm uma atuação por voo restrita a áreas mais pequenas. Num ciclo de bateria (+/- 30 min) são capazes de mapear uma área na ordem dos 60 ha.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS