27-11-2023
O que são os SIG - Sistemas de Informação Geográfica
Um SIG - Sistema de Informação Geográfica também conhecido como GIS (Geographic Information System), é um sistema integrado composto por hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais (gestão, processamento, análise) e recursos humanos, que permite e facilita a recolha de dados, armazenamento, tratamento, análise, gestão ou representação dos dados espacialmente referenciados num sistema de coordenadas conhecido.
Existem vários modelos de dados aplicáveis em SIGs. Por exemplo, o SIG pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica (dados alfanuméricos) que se encontra associada por um identificador comum aos objetos gráficos de um mapa digital. Desta forma, identificando um objeto no mapa pode-se saber o valor dos seus atributos, e inversamente, selecionando um registro da base de dados é possível saber a sua localização e apontá-la num mapa.
O SIG permite associar informações a um mapa e separa a informação em diferentes camadas (Layers) temáticas e armazena-as independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo ao operador ou utilizador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia dos objetos, com o fim de gerar nova informação.
Os modelos mais comuns em SIG são o modelo raster ou matricial e o modelo vetorial. O modelo de SIG matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares (habitualmente quadradas, mas podendo ser retangulares, triangulares ou hexagonais). Cada célula representa um único valor. Quanto maior for a dimensão de cada célula (resolução) menor é a precisão ou detalhe na representação do mundo real. No caso do modelo de SIG vetorial, o foco das representações centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço, e na facilidade de edição.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
2021-05-05
RELACIONADAS